Programa De Olho na Cidade

Bahia tem 11 indicações ao Prêmio da Música

A Bahia tem 11  indicações ao  Prêmio da Música Brasileira, que terá sua 26ª edição no dia 10 de junho, no Theatro Municipal do Rio. Os concorrentes e suas categorias foram anunciados ontem. No total, são 106 nomes, selecionados a partir dos 977 CDs e 101 DVDs inscritos, distribuídos em 16 categorias. Mais uma vez, o Rio de Janeiro é o estado com o maior número de indicações, 36, seguido por São Paulo, com 20. A Bahia ficou em terceiro. 
 
A cerimônia, este ano, presta  homenagem a uma artista baiana, Maria Bethânia, pelos 50 anos de carreira e por sua importância para a música brasileira. O evento terá apresentação do ator Alexandre Nero e da atriz Dira Paes, com roteiro de Zélia Duncan e direção geral de José Maurício Machline, idealizador do Prêmio.
 
Da Bahia, os indicados são: Gilberto Gil (melhor álbum/ Gilbertos Samba, melhor cantor de MPB e melhor DVD/ Gilbertos Samba); Ganhadeiras de Itapuã (revelação, melhor álbum regional/ As Ganhadeiras de Itapuã e melhor grupo);  Caetano Veloso (melhor cantor de MPB e melhor DVD/ Abraçaço), Luiz Caldas (melhor cantor popular); Mariene de Castro (melhor cantora de samba); e Luciano Salvador Bahia  (melhor álbum popular/ Abstraia, Baby). 
 
Entre os concorrentes baianos, as Ganhadeiras de Itapuã merecem destaque. O grupo conta com a participação de dez  crianças, seis músicos  - que tocam instrumentos de corda e percussão -  e 17 senhoras.  
 
Este ano, a paulista Mônica Salmaso desponta como a recordista de indicações: quatro (melhor cantora, melhor disco/Corpo de Baile, melhor arranjador e melhor canção).  Cinco artistas concorrem a três indicações cada: Fernanda Takai (melhor cantora e melhor disco/ Na Medida do Impossível, indicado ainda a melhor projeto visual); Hamilton de Holanda (melhor instrumentista, melhor grupo e melhor álbum/ Hamilton de Holanda Trio. Ney Matogrosso está indicado como melhor cantor e melhor disco/ Atento aos Sinais - Ao Vivo, que também é finalista na categoria DVD.
Whatsapp
Google+
Versão Clássica