Programa De Olho na Cidade

Presença dos pais é fundamental para amadurecimento emocional dos filhos

A presença dos pais no desenvolvimento das crianças é algo fundamental para a formação de adultos amadurecidos emocionalmente. Para o psicanalista feirense Dr Edy, em tempos de correria o papel de educar os filhos se torna um desafio ainda maior.

O psicanalista acredita que a batalha diária de conciliar trabalho e família não tem sido vencida por muitos e o resultado são os casos freqüentes de jovens e adultos com problemas de relacionamento, inclusive amorosos. Um dos reflexos no cotidiano é a dificuldade de alguns de se manter nos empregos e o grande número de pessoas na delinqüência.

“Aprendemos com a repetição e o referencial que está mais perto, que são os pais. Na falta desse elemento vai acontecer uma sociedade sem regras”, explicou o psicanalista.

Ainda segundo Dr Edy, a faixa etária de zero e sete anos é o período mais importante para a educação emocional das crianças, momento em que a presença e a orientação dos pais são ainda mais necessárias. Porém, “eles [os pais] transferem o papel de educar os seus filhos para a babá e para a sociedade. Com a ausência, as pessoas delegam as suas responsabilidades”, afirmou Edy.

Whatsapp
Google+
Versão Clássica