Programa De Olho na Cidade

Psicopedagoga alerta para problemas causados por falta de figura paterna

A ausência dos pais na criação pode causar sérios danos aos filhos. É o que explica a psicopedagoga Jozelia Oliveira. Em entrevista ao De Olho na Cidade, na série de reportagens especiais sobre o Dia dos Pais.
 
Ela afirma que a ausência paterna não é apenas dos pais que moram fora de casa. Mesmo morando com os filhos, muitos pais não acompanham a mãe na criação da criança. 
 
“Muitos problemas são decorrentes dessa ausência da figura paterna, como febre emocional, gravidez na adolescência, dentre outras. A ausência não é apenas física, muitos moram com os filhos, mas não estão participando efetivamente da criação, como também acontece o oposto, pais separados que estão presentes diariamente na vida das crianças”.
 
Jozelia acredita que o diálogo é o caminho mais eficiente para melhorar a relação entre os pais e os filhos.
 
“Principalmente quando são menores, o prejuízo emocional é ainda maior. O pai que não acompanha o filho, não participa das atividades muitas vezes não sabe o dano que essa ausência pode causar, o pai precisa se fazer presente, dar atenção ao filho mesmo que o tempo seja corrido. Muitas crianças são rebeldes, tem dificuldades de aprendizado e relacionamento em decorrência da ausência da figura paterna”, alerta.
Whatsapp
Google+
Versão Clássica