Programa De Olho na Cidade

Carnaval: ginecologista alerta para mulheres cuidarem da saúde íntima

O Carnaval chegou! É tempo de muita azaração, festas, bailes e trios elétricos. Mas atenção, mulheres! É necessário redobrar os cuidados nos dias de folia, principalmente em razão da vida sexual mais ativa e da necessidade, muitas vezes, de uso de banheiros públicos, além do calor típico desta época do ano. Tudo isso junto é uma bomba relógio.
 
Como é quase impossível saber, com certeza, se o crush de carnaval pode transmitir o vírus da AIDS ou outra Doença Sexualmente Transmissível (DST); ou se naquele dia “X” a mulher está mais sensível a uma gravidez, a ginecologista Simone Portugal enfatiza que a prevenção é essencial.
 
Para ela, é impresncindível a utilização de métodos convencionais, como o uso do preservativo. É importante ressaltar que métodos contraceptivos encontrados em farmácias não garantem 100% a eficácia contra uma gestãção indesajada, por isso os cuidados devem ser redobrados. 
 
É importante lembrar que o anticoncepcional não previne as DSTs e deve ser sempre receitado por um ginecologista, porque o uso de medicação indevida pode provocar diversos efeitos colaterais.
 
O mais importante é buscar orientação médica para que seja utilizado o melhor método contraceptivo que se adeque ao organismo e à necessidade de cada mulher, sem esquecer da camisinha que previne as DSTs
 
A médica alerta que outro grande problema em festas como o Carnaval são os banheiros. Seja banheiro químico ou aquele do bar mais próximo, nunca é seguro sentar no vaso sanitário público.
Whatsapp
Google+
Versão Clássica