Programa De Olho na Cidade

Coronavírus: como diferenciar sintomas da covid-19 de uma rinite?

De Olho Na Cidade
 
Com a disseminação do novo coronavírus no Brasil se intensificando às vésperas do outono, aumentaram as dúvidas sobre os sintomas da doença covid-19, que, na maioria dos casos, são semelhantes aos de uma gripe comum, resfriado ou até mesmo uma rinite.
 
No Google, termos como "coriza" e "espirro" também têm sido mais buscados em associação com a expressão "sintomas do coronavírus" no último mês, o que pode indicar uma confusão também entre a covid-19 e outras síndromes respiratórias brandas.
 
"É preciso diferenciar os sintomas: a tosse do Coronavírus é muito persistente acompanhada da falta de ar e outros sintomas. Em relação à rinite, os sintomas são mais brandos como uma corisa", disse o médico otorrinolaringologista Artur Grinfeld. 
 
Em Feira de Santana, o Hospital Otorrinos funciona em regime de plantão durante este período de pandemia mundial para atender os pacientes, das 8h às 18h.
 
"O Hospital Otorrinos, de forma segura, está tomando as medidas necessárias para ajudar os pacientes com problemas crônicos relacionados a otorrinolaringologia, como dores de garganta e rinite", informou o médico.
 
No Brasil, o Ministério da Saúde recomendou que as pessoas não devem procurar as unidades de saúde se tiverem apenas tosse, coriza ou sintomas semelhantes a uma gripe comum. A recomendação da pasta é de que os pacientes só proucurem as unidades hospitalares, caso os sintomas persistam após a quarentena com dificuldade para respirar, por exemplo.
 
A doença que o vírus provoca é uma infecção respiratória que começa com sintomas como febre e tosse seca e, ao fim de uma semana, pode provocar falta de ar.
Whatsapp
Google+
Versão Clássica