Programa De Olho na Cidade

Vilas-Boas lamenta 1ª morte e atualiza para 147 número de casos

O secretário de Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou a primeira morte decorrente da Covid-19. O paciente de 74 anos tinha doença preexistente, estava internado há dez dias, esteve em ventilação mecânica, mas uma insuficiência renal complicou o quadro.


“Nossos sentimentos à família”, disse o secretário, em áudio disparado pelo WhatsApp no final da manhã deste domingo (29).


De acordo com Vilas-Boas, o número de casos confirmados de coronavírus na Bahia já chega a 147. A expectativa é que o número aumente significativamente nos próximos dias, apesar de a curva de contaminação esteja abaixo daquela projetada pela pasta. Na avaliação do secretário, tem feito diferença as medidas de contenção adotadas pelo governo, entre elas o distanciamento social.


As recomendações, inclusive, seguem as mesmas: todas as cidades que possuem casos de coronavírus, ou aquelas vizinhas a esses municípios, devem permanecer com comércio fechado, rodoviárias fechadas e população em casa.


Ao longo dessa semana, devem ser inauguradas 18 unidades de triagem em todo o estado, para receber pessoas com quadros gripais suspeitos de coronavírus. O objetivo é que as pessoas evitem ir a hospitais e Unidades de Pronto-Atendimentos gerais.


“Onde houver centro de triagem, essas pessoas deverão buscar o centro e preservar as equipes médicas e outros pacientes das demais unidades”, explicou Vilas-Boas.
Além das inaugurações, o titular da Sesab anunciou também a contratação de mais de 500 leitos a mais de UTI em serviços privados e municipais de saúde, que serão distribuídas por região.

Whatsapp
Google+
Versão Clássica