Programa De Olho na Cidade

Engenheiro faz alerta sobre fissuras nas construções

As fissuras são aberturas com espessuras inferiores a 0,5 mm e que causam perda parcial da uniformidade de superfícies sólidas. Essas frestas podem surgir tanto nas paredes quanto nos tetos, sendo que os motivos precisam ser investigados independentemente da região onde aparecem.
 
Em entrevista ao Portal De Olho na Cidade, o engenheiro Jackson Moreira, explicou que era preciso ficar atento a esses problemas nas construções. “Esse tipo de problema é gerado por falhas no projeto, na concepção do empreendimento. O pessoal começa fazendo uma laje para uma coisa, e depois transforma o local em outra coisa, a laje não é projetada para o fim do uso.”, frisou. 
 
As fissuras acontecem, geralmente, quando as tensões que a superfície precisa resistir são inferiores às deformações. A diferença entre as forças faz com que aconteça alívio no sistema, gerando as pequenas aberturas. A manifestação patológica é resultado de diferentes situações, como recalque das fundações; esmagamento de elementos construtivos por diversas causas, incluindo sobrecarga; e falha no cálculo ou execução da estrutura. “As fissuras, as trincas e as rachaduras, são o significado de que a estrutura não aguenta mais, é um aviso prévio para o dono do imóvel tomar uma atitude.”, explicou Jackson Moreira.
Whatsapp
Google+
Versão Clássica