Programa De Olho na Cidade

Dia do vizinho: como manter a boa convivência em condomínios

Viver em condomínio pode trazer muitos benefícios em relação à segurança e ao conforto. Porém, nem sempre a vida em comunidade se faz só de vantagens. A relação entre vizinhos também é muito importante para manter a boa convivência, conservando o ambiente em que se vive sem estresse.

Em tempos de rotinas agitadas, muitas vezes não sobra tempo para conhecer os vizinhos, mas continua sendo necessário manter a organização e seguir as regras do condomínio para a convivência ser mais saudável, sem que um vizinho invada o espaço do outro.

Para isso, alguns pontos devem ser levados em consideração e algumas atitudes podem ser adotadas por todos para tornar o senso de coletividade mais latente, permitindo que todos possam viver felizes e em harmonia.

A advogada e especialista em gestão de condomínios, Flávia Carvalho, em entrevista ao Portal De Olho na Cidade, frisou que é necessário seguir algumas regras de convivência e etiquetas pra que o relacionamento interpessoal entre os vizinhos não entre em crise.

“É uma regra de etiqueta, ter esse cuidado de interfonar antes para o seu vizinho, antes de fazer essa visita surpresa. Por uma questão de respeito e etiqueta, às vezes a pessoa não está preparada para receber uma visita. Excesso de cuidado nunca é demais.” Afirmou Flávia.

Além disso, é possível que a boa convivência seja afetada também por deslizes cometidos pelos convidados dos condôminos. Flávia explica que é necessário empatia, para entender aquilo que você não gostaria que fosse feito com você.

“Um dos motivos que mais gera emissão de notificação é o erro ao estacionar. Temos que ter a preocupação de saber onde estacionar, e não estacionar em frente a casa do vizinho. A maioria dos condomínios proíbe o estacionamento ao longo das alamedas, porque isso pode ser uma notificação grave ao condômino.”  Completou Flávia.

Uma boa convivência social pode começar com uma simples gentileza. Cumprimente, dialogue, cultive a amizade e o respeito com seu vizinho. Ele pode ser mais do que alguém que simplesmente mora ao seu lado!

Whatsapp
Google+
Versão Clássica