Programa De Olho na Cidade

Reinauguração de prédio histórico da prefeitura de São Gonçalo dos Campos marca aniversário de 137 anos da cidade

Para a alegria do povo de São Gonçalo dos Campos, amanhã dia 28 de julho de 2021, a Prefeitura Municipal voltará a funcionar no prédio oficial, inaugurado em 1933. A reinauguração faz parte da programação de aniversário de 137 anos da cidade.
 
O prédio histórico passou por uma restauração cuidadosa,  buscando preservar o máximo de sua originalidade. A obra de conservação e restauro do prédio, buscou através de estudos fotográficos e relatos orais, manter a estrutura original, devolvendo o aspecto e função original. "O prédio ficou obsoleto por cerca de 10 anos, sem cuidado e sem o devido reconhecimento histórico. Mas agora nós vamos tornar esse lindo prédio um motivo de orgulho para cidade", disse o prefeito Tarcísio Pedreira. 
 
O prefeito relata que seu desejo é que o espaço possa abrigar uma exposição permanente que possa contar um pouco da história da cidade. "A ideia é atrair a população para dentro da prefeitura, é uma casa aberta a todos e que deve ser usada por todos que querem o bem de São Gonçalo", ressalta. 
 
Durante a reforma foram recuperados o telhado e forro em madeira original, além de outros serviços como manutenção dos pisos, restauração das pinturas em afeiço, restauração do muro lateral com desenhos únicos e da escada de madeira, construção de uma rampa de acessibilidade sem causar nenhum dano a arquitetura original, além de outras melhorias. Desse modo, a restauração e a conservação do patrimônio histórico teve o principal objetivo, devolver o aspecto original da obra.
 
A programação oficial do aniversário será transmitida ao vivo no Instagram da prefeitura @prefdesaogoncalo.
 
HISTÓRIA
 
A primeira prefeitura de São Gonçalo dos Campos foi instalada logo após a emancipação política em 1884 e era localizada na Praça Marechal Bitencourt, atualmente Praça Padre Bráulio Seixas. Em 06 de junho de 1923 teve início a elaboração do projeto da nova prefeitura e em 1924, na gestão do intendente Aníbal Pedreira (1922-1925) começou a construção. Posteriormente, tivemos duas gestões do seu irmão Adriano Pedreira (1926- 1928/1928-1929).
 
A construção do novo prédio durou mais de nove anos, sendo inaugurada na gestão de José Fernandes de Oliveira (1931-1935) e, precisamente no ano de 1933, aconteceu a transferência da prefeitura nova situada na Avenida Aníbal Pedreira. Há cerca de 10 anos, por conta de problemas estruturais, a prefeitura havia sido transferida para a antiga Casa da Cultura. 
 
05:00 – Alvorada
08:00 - Missa Solene na Igreja Matriz
10:30 – Cortejo da Lira São-Gonçalense
11:30 – Inauguração das Unidades de Saúde Estação e José Sarney
16:00 – Reinauguração do Prédio da Prefeitura Municipal
Whatsapp
Google+
Versão Clássica