Programa De Olho na Cidade

Começam segunda-feira as inscrições para intercâmbio em universidades italianas

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) inicia na segunda-feira (8) as inscrições para intercâmbio científico-cultural nas universidades italianas de Padova e Firenze. Estão sendo oferecidas três vagas para estudantes da universidade, do terceiro ao sétimo semestre, matriculados em qualquer curso dos departamentos de educação (DEDCs) da instituição. A seleção está sendo coordenada pelo Núcleo de Estudos Italianos (Nesti), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Uneb.

O intercâmbio tem início previsto para 20 de janeiro de 2012, com duração de seis meses. As universidades italianas garantem estada e auxílio-alimentação. A Uneb fica responsável pelas passagens aéreas de ida e volta.

Entre os pré-requisitos para concorrer às vagas, é necessário conhecer o idioma italiano, estar participando de um convênio ou projeto de pesquisa da universidade na área social ou ainda desenvolver um trabalho voluntário em instituições sociais e ONGs que trabalhem com educação e inclusão.

As inscrições serão realizadas até o dia 19 deste mês, no DEDC do campus 1, na capital, e na sede do Nesti, localizada na Rua do Cabeça, 42, Largo 2 de Julho, centro antigo de Salvador.

Os estudantes do interior podem enviar cópia da documentação pelos Correios, obedecendo à data-limite de inscrições. É necessário apresentar, presencialmente, RG, CPF e histórico escolar.

A seleção consta de prova escrita e avaliação oral em italiano, a serem realizadas nos dias 25 e 26 deste mês, respectivamente, na sede do núcleo.

Também serão avaliados o histórico escolar e um texto de dez a 12 páginas, que os candidatos têm de escrever sobre o tema educação, além de carta indicando as motivações para participar do intercâmbio. Os resultados serão conhecidos no dia 6 de setembro.

Whatsapp
Google+
Versão Clássica